Sugestão de Leitura: Amor é Prosa, Sexo é Poesia


Formato: Livro - EDIÇÃO DE BOLSO
Me surpreendi muito com esse livro. Sempre que via Arnaldo Jabor na televisão comentando algum assunto, percebia seu humor, criatividade e perspicácia em assuntos que em outras boas, seriam comentários comuns. Jamais na dele. Em alguns dos seus comentários nem concordei com as críticas, mas não podia deixar de admirar sua forma de escrever. Alguém disse que ele é ácido. Não sei se é essa a palavra que mais determina sua essência. Acho que ele é sempre imprevisível e surpreendente.
Mas, vamos ao livro em questão: comprei pelo título, imaginando que prosa é algo melhor que poesia, sem na realidade ter certeza mas com a firme convicção de que eu trocaria os adjetivos: Amor é POESIA,  Sexo é PROSA. Concluí que um escritor, jornalista, tão conceituado como ele, saberia mais do que eu sobre diferença e conceito de prosa e poesia mas me propus a ler o livro sem procurar no dicionário o significado das duas palavras e, quem sabe, entender, durante a leitura do livro.
Sem dúvida, é um dos melhores que já li, para não dizer que "comi". Arnaldo invade nossos conceitos e pré conceitos nos pegando de surpresa, quando você se dá por conta, já leu e ficou sem saber como organizar de novo aquela sua velha idéia. Algumas das crônicas são barbaramente verdadeiras e tristes. Não sei como ele têm essa destreza de conseguir estar falando de amor ou sexo e "tome uma lembrança política crítica" que faz a gente voltar no tempo e lembrar das notícias de TV.
A prova de que gostei demais é que quero ficar aqui escrevendo sobre isso, mas aí você não precisa ler o livro e a postagem perderá  sua finalidade. Está no meu porta livros de cabeceira (eu tenho um, claro!) pois lerei novamente. Preciso entrar num acordo com Arnaldo Jabor, minha visão de sexo e amor, de prosa e poesia. Não é um livro para ser lido e guardado. É para mudar suas idéias, infiltrar-se em seus hábitos e atitudes. Nota dez sem ajuda dos universitários.
Uma necessidade (minha): Dicionário
PROSA:Maneira usual de o homem exprimir-se através da linguagem falada ou escrita. Basicamente, é qualquer expressão lingüística escrita ou falada que não seja poesia. Em prosa são escritos romances, peças de teatro, contos, artigos, relatos jornalísticos e ensaios. Quando os homens falam entre si, normalmente fazem-no em prosa.
POESIAArte de fazer versos. Obra em verso, poema. Caraterística do que toca, eleva, encanta. fôrma especial de linguagem, mais dirigida à imaginação e à sensibilidade do que ao raciocínio. Em vez de comunicar principalmente informações, a poesia transmite sobretudo emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário