UMA NECESSIDADE UNIVERSAL: MEDITAR







“Ao contrário do que se possa imaginar, meditar não é cair na ociosidade mas ativar a mente”, afirma Dean Ornish, professor de Medicina na Universidade da Califórnia, em São Francisco. E o resultado disso, segundo Dean, é positivo para a saúde e o equilíbrio emocional. Em termos práticos, meditar é concentrar a atenção em uma única coisa. Pode ser o ritmo da respiração, um pensamento elevado, sentimento positivo, energia boa dirigida a uma pessoa, ao universo, a Deus. Parece simples – e é. Apesar disso, poucos desafios são tão difíceis para a mente turbulenta de um ocidental quanto aprender a meditar. “Não temos consciência de grande parte do estresse que existe em nós e, assim, vivemos de uma forma mecânica, no piloto automático”, diz Jon Kabat Zinn, diretor da Clínica de Redução do Estresse do Centro Médico da Universidade de Massachusetts. “A mente agitada está sempre fixada no passado ou no futuro, ao passo que meditar é concentrar-se no presente.”

Segundo a especialista em Comportamento Humano Roselake Leiros, 15 minutos de meditação diária pode beneficiar grandemente à saude mental e física da pessoa. “Reservar alguns minutos do dia para exercícios de meditação é uma ótima forma de desacelerar a mente e mantê-la saudável”, explica.

A meditação é capaz de proporcionar diversas melhorias, como o aumento do bem-estar físico e mental, a redução do estresse e da ansiedade e o aumento da concentração. A prática também consegue estimular o potencial criativo e a autogestão das emoções, ordenar pensamentos, aumentar o autocontrole e o autoconhecimento e trazer centramento, equilíbrio e paz. Ela ainda é capaz de promover melhoras na imagem pessoal, com o aumento da autoestima. “Os benefícios alcançados são comprovados cientificamente por mais de 200 centros de pesquisas avançadas em todo mundo”, sustenta Roselake.

A última descoberta, realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, indica que a meditação contribui até para evitar o acúmulo de gordura nas artérias – um dado que, segundo os estudiosos, fecha o circuito de achados recentes sobre a função preventiva da meditação nas doenças coronárias. 

Estudos realizados em outras universidades americanas, entre as quais Stanford e Columbia, já haviam evidenciado anteriormente que meditar ajuda a baixar a pressão arterial e reduz a produção de adrenalina e cortisol, dois hormônios que atuam nas situações de estresse. Além disso, a meditação estimularia a produção de endorfinas, espécie de tranqüilizante e analgésico natural fabricado pelo cérebro. (As endorfinas são responsáveis pela sensação de leveza experimentada em momentos de contentamento.)

Ainda segundo Roselake Leiros, não nos esqueçamos que o estresse, conhecido como “matador silencioso”, é a causa direta e indireta de inúmeras doenças e complicações sérias que atingem homens e mulheres de diferentes idades. Quando não são liberadas, as tensões passam a se acumular no corpo e a provocar o chamado estresse crônico, que é ainda mais perigoso para a saúde.

E a maioria das pessoas nem sabe que está estressada, aceita passionalmente que vive a loucura do mundo rápido, sem pausas. Cabe a cada um cuidar de si e achar o tempo necessário para se cuidar e ser feliz, com MEDITAÇÃO sim!

A técnica de Meditação pode ser feita em vários lugares desde que seja silencioso ou com música calma, relaxante, com sons de natureza, sentada, caminhando. Num primeiro momento não se preocupe com a forma de se posicionar as mãos. Elas devem estar colocadas da forma que você as sente bem acomodadas. O importante é estar a vontade para alcançar o intento de realmente meditar. Fazê-lo diariamente surte um efeito maravilhoso de bem-estar.

Existem várias técnicas de meditação que você pode e deve pesquisar. Acompanhe e se aprofunde naquela com que mais se identificar. É importante lembrar que a prática da Meditação levantada aqui nessa postagem nada tem a ver com Religião. Algumas técnicas sim, podem ter em sua base, fundamentos que permeiam nomenclaturas e filosofias orientais determinadas. Estamos aqui falando de Meditação em geral, para qualquer pessoa, independentemente de crenças religiosas.

Comecei há pouco tempo mas os resultados são rápidos. Muito bom. Recomendo para um dia mais calmo, pensamentos mais equilibrados, energias mais positivas.

Fontes pesquisadas/utilizadas: Bolsa de Mulher e Superinteressante (online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário