Depressão é DOENÇA, não "FRESCURA"












Eu já fui uma das pessoas que ignoravam o que é Depressão. Na verdade tinha um pré conceito bem formado sobre isso. Pra mim, era sinônimo de "frescura". Vi uma colega com atestado e afastamento médico com CID de depressão e quando a vi, com marcas de biquini, pois deve ter ido à praia ou piscina, pensei: "Nossa, é muita cara de pau!". Santa ignorância. Hoje vejo que, a piscina ou o sol eram um passinho que a tal colega deu na sua triste e solitária situação. Foi uma vitória ir procurar algo para sair do inferno  da doença.
Hoje sei disso porque estou em depressão. Vc se sente fracassado, impotente, ignorado. As palavras de conforto dos outros, tipo "Estou aqui se precisar", são mais do que abstratas. Ninguém pode parar a vida para te dar atenção. Vc tem que contar com os remédios, eles sim são seus companheiros. Com sorte você terá a mãe, o marido para lhe entender e ficar ao seu lado literalmente. É o meu caso. Mas nesse sofrimento todo que nos abate temos uma lucidez enorme em se tratando do pré conceito. Vc sabe quem está te vendo com olhos da ignorância, da falta de informação. E eu, como postei no Facebook, não guardo rancor, guardo nomes. Perdi a fé nas pessoas, aquela expectativa grandiosa de que se são parentes e amigos, te entendem. Cuidado, podem te ignorar e tratar como um cachorro sem dono que, pode ganhar um afaguinho mal dado e distraído. Ou você também pode ter que lidar com o lado "quadrilha" da sua família. Além de não te entenderem, te ignoram. Tipo: Está com depressão, vc está é chata, não quero falar com alguém nesse estado. Quando será que essa frescura passará? Graças a Deus estou bem e vou levando minha vida com meus problemas sem essa de me deixar fracassar. Isso deve ser coisa de quem não tem o que fazer."
Bom, que todos que pensam assim, se danem. Não estou contando com ninguém. Ficarei com minha "frescura" até quando Deus achar que é hora de me curar. Mas esperar algo dos outros, jamais. Cada um dá o que tem. E bem poucos tem a me dar agora.
Obrigada mãe, obrigada Clovão. Vcs tem me segurado e me dado alguns momentos bons nessa "bomba" que me pegou sem aviso. Pode pegar vc tbm e quem diz são os médicos e pesquisadores, e não eu.

Fonte da matéria das imagens: Revista Vida e Saúde, dezembro de 2009. Ano 71, nº 12.

5 comentários:

  1. Oi,
    sou David Iannini, Produtor de Moda, Styling e editor do blog Acordei Fashionista. Passei pelo seu blog e já estou te seguindo. Gosto de ver o que o pessoal anda escrevendo...
    Aproveito para deixar o link do meu blog! Se curtir me segue também!

    http://acordeifashionista.blogspot.com/

    Até mais
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. oi, querida te entendo muito, quando a pessoa nao pode ajudar podia pelo menos nao atrapalhar com comentarios maldosos, eu passo por isso toda hora pois tenho sindrome do panico à 10 anos e nao consigo me curar, acho que minha hora esta marcada com Deus e Ele dirá quando poderei sair dessa, tenha fé pois sempre temos ajuda Dele, se precisar de uma amiga para desabafar conte comigo, um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi David, realmente seu blog é mega fashion! Gostei muito. Obrigada pela visita. Beijão! Liza Alessa.

    ResponderExcluir
  4. Querida Margareth, boa tarde! Amiga, agradeço imensamente seu comentário e vc dividir uma parte de seu problema comigo. Estamos praticamente no mesmo barco. Sinto que vc me entende e tb entendo vc. Estou, no momento, me apegando na fé, não em pessoas como disse acima, senão naquelas a que me referi acima. Espero que vc tb ache esse caminhe divino que pelo menos nos alivia. Beijos no coração! Liza Alessa

    ResponderExcluir
  5. Oi Lizitha, entendo mto bem oq vc diz, pois pensava exatamente como vc, principalmente das pessoas q trabalhavam comigo. Até acontecer com mnha irmã. Sei q td oq ela passa é verdadeiro, doloroso, triste, desesperador... pra ela e pra gente. Hj ela esta melhor, toma seus remédios e tenta com toda sua força ultrapassar seus limites e são palavras dela: "se não fosse minha mãe, meu marido, minha irmã e pela minha filha, eu não estaria mais aqui". Eu acredito, sinto e batalho por esse caminho q vc diz, pois não desejo ver ninguém passar pelo q estamos passando. Gostaria d dizer tb, q não é fácil pra gente tb. Sofremos mto com o sofrimento dos q amamos e nem sempre estamos bem, as vzs estamos doentes por dentro, lá no coração, de tristeza.
    Tenho saudades viu, te amo sim senhora, não adianta teimar.
    Bju querida.

    ResponderExcluir