REFLETINDO SOBRE A MULHER ATUAL



PRECISO DEIXAR CLARO QUE ESTAS SÃO MINHAS REFLEXÕES, COMO MULHER DE HOJE E BASEADA NAS MINHAS VIVÊNCIAS/PERCEPÇÕES E NESTE EXATO MOMENTO (O CONTEXTO É SEMPRE IMPORTANTE!). TENHO PLENA CONSCIÊNCIA QUE A IDÉIA NÃO ESTÁ FORMATADA AINDA NEM PRA MIM.
NOSSO PAPEL NA SOCIEDADE E A COBRANÇA CULTURAL INCUTIDA EM NÓS MESMAS SEMPRE FOI DE REALIZARMOS VÁRIAS FUNÇÕES: MULHERES POLIVALENTES. MESMO QUANDO A HISTÓRIA MOSTRA QUE NOSSAS ANTEPASSADAS NÃO PODIAM TOMAR DECISÕES, NÃO PODIAM VOTAR, NÃO TINHAM LIBERDADE DE IR E VIR, DE TRABALHAR E TER OUTRAS REALIZAÇÕES NA VIDA, EU PENSO QUE SEMPRE TIVEMOS QUE TER VÁRIAS FACETAS E APTIDÕES.
QUE CADA UMA TEM SUA PRÓPRIA CAMINHADA E ESCOLHAS, É INDISCUTÍVEL.
QUE CADA MULHER TEM SUAS PREFERÊNCIAS E REALIZAÇÕES, TAMBÉM.
MAS ACHO QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS NOS DEIXANDO MODELAR POR CHAVÕES QUE ESTÃO FICANDO VERDADEIROS;
SOMOS TÃO CONSUMISTAS, QUE BOICOTAMOS NOSSOS PRÓPRIOS SONHOS;
SOMOS TÃO EMOCIONAIS, QUE NOS DERRUBAMOS MAIS FACILMENTE QUE OS HOMENS. E DECEPÇÕES SÃO MAIS VELHAS DO QUE ANDAR PARA A FRENTE.
NOSSOS INTERESSES ESTÃO FICANDO MAIS RESTRITOS A PONTO DE PODERMOS TAXAR OS TIPOS DE MULHERES? AS QUE PENSAM/FALAM/COMPRAM/USAM MAKES E COSMÉTICOS SÃO BARBIES?
AS QUE FREQUENTAM BIBLIOTECAS, COMPRAM E LÊEM UM SEM NÚMERO DE LIVROS SÃO INTELECTUAIS E CHATAS?
AS QUE NÃO ESTÃO EM NENHUMA DAS ANTERIORES, SÃO SERES DESCONHECIDOS OU VAGANTES PELO MUNDO?
ACREDITO QUE PODEMOS TENTAR DESENVOLVER NOVOS HÁBITOS, CONHECER CAMPOS NUNCA VISITADOS, DAR ATENÇÃO EQUILIBRADA A CADA ASSUNTO - NADA DE 8 OU 80.
VAMOS LER MAIS, CONVERSAR MAIS, PASSEAR MAIS, EXPERIMENTAR MAIS, VER MAIS FILMES, ESCUTAR OUTROS ESTILOS DE MÚSICAS, FAZER NOVAS AMIZADES, TROCAR EXPERIÊNCIAS, PERCORRER NOVOS CAMINHOS?
CONCLUO ESSA MINHA REFLEXÃO DESORDENADA, COM UMA FRASE QUE ME MARCOU MUITO DO FILME TITANIC. A CONVERSA ERA ENTRE A PERSONAGEM PRINCIPAL, "ROSE" E SUA MÃE (HORRÍVEL OU REALISTA OU A-VIDA-ME-ENDURECEU? NÃO CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO SOBRE ESTA MULHER...) A FILHA, DE PENSAMENTO À FRENTE DE SEU TEMPO, RECLAMAVA SOBRE A RESTRIÇÃO VIVIDA PELAS MULHERES. E A MÃE, EM CERTA ALTURA DA CONVERSA, AFIRMA:

"SOMOS MULHERES. NOSSAS ESCOLHAS NUNCA SÃO FÁCEIS".

NÃO A MULTIPLICIDADE DE PAPÉIS MAS SIM DE INTERESSES E CONHECIMENTOS.
MENOS RESTRIÇÃO, MAIS AMPLIDÃO...
INCLUSIVE AO QUE VOCÊS PENSARÃO DESTA POSTAGEM. EU MESMA NÃO ME ENTENDI...HEHEEHEHEH....MAS PELO MENOS ESCREVI O QUE ME INCOMODAVA, QUEM SABE VCS NÃO ME AJUDAM A ORGANIZAR ESTA IDÉIA!
BEIJOS!
LIZA ALESSA

2 comentários:

  1. OI
    Bom, eu concordo rsrs, embora eu tenha interesses bem variados
    Sou nerd e leio muuito, embora vaidosa
    Adoro maquiagem, embora quase sempre esqueça dela (distraída)
    Adoro compras, embora quase nunca as faça (mão-fechada)

    Enfim, mas concordo que para nós as coisas sejam mais difíceis.
    O preconceito é um grave problema. Você sabia que uma mulher branca ganha menos que um homem negro no Brasil? Pois é, o preconceito sexual é ainda maior que o racial (que não é pequeno)

    Além disso, nós trabalhamos, estudamos e ainda somos cobradas para cuidar da casa, mesmo que as tarefas sejam divididas a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos sempre é cobrada 100% a nós...
    é complicado, quando eu era pequena ficava com raiva por ser menina, as vezes ainda acho que seria melhor ser homem (embora gay, meu gosto por homens é muito grande rs), mas me orgulho por ser mulher, me orgulho por vencer tudo isso mesmo sendo mais emocional. Enfim, tenho orgulho de ser quem eu sou! E isso ninguém vai me tirar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Frahn, td bem? Gostei mto do seu ponto de vista. Acho que estou sentindo a "pressão" de ser mulher. Bjus! Liza Alessa

    ResponderExcluir