ENTREVISTA II - ASSUNTO CABELOS


Fiz esta entrevista com minha cabelereira, Meire Leoni, dona do Salão de Beleza, Job Fashion, em Paulínia -SP, que é onde moro. Além do fato de ser ela a profissional que cuida dos meus cabelos há 11 anos, ela tem 21 anos de experiência na área. Portanto, é mais do que qualificada para dar uns conselhos, opiniões e dicas. Vamos lá:

Alessa - A escova progressiva é indicada geralmente para que casos? Qual o período médio de duração?
Meire - Para diminuir o volume dos cabelos, alisando-os de forma menos agressiva que uma escova definitiva. Dura aproximadamente de 3 a 4 meses.

Alessa - Tem alguma contra indicação?
Meire - As pessoas que tem sensibilidade no couro cabeludo ou qualquer tipo de problema dermatológico nessa área não devem realizar o procedimento.

Alessa - Existe apenas um tipo de escova progressiva?
Meire - Não, existem vários tipos e depende de cada cabelereiro os tipos realizados por cada um. Tem os que fazem utilizando amônia e guarnidena; há ainda, as escovas progressivas à base de aminoácidos, proteínas e cistina, que tem um período de duração curto. Eu utilizo os 2 tipos: quando a cliente quer uma escova com maior duração, a composição da química tem o mínimo de formol (0,2) que é a quantidade autorizada pela Anvisa.

Alessa - Quais são os erros mais comuns das mulheres no trato diário de seus cabelos?
Meire - 1) Dormir com os cabelos molhados (dá fungos); 2) Prendê-los molhados (quebra os fios, deforma, faz surgir a seborréia); 3) Fazer químicas constantemente e não proteger oa cabelos através de hidratação; 4) Não usar protetor solar específico para cabelos e nem condicionador sem enxague; 5) Não dar uma pausa entre as químicas: não permite oxigenação para os cabelos, os resseca, enfraquece e piora suas condições; 6) Lavar os cabelos com água muito quente.

Alessa - Quais são os procedimentos que oferece, feitos por você mesma? Fez cursos para cada tipo de trabalho?
Meire - Costumo sempre fazer cursos e saber das novidades do meu ramo. Faço cortes, coloração, escova progressiva, definitiva, balayage, luzes, relaxamento, amaciamento, hidratação, banhos de cor, coloração semi permanente, cauterização de fios. Aprendo todos os procedimentos através de cursos certificados e em eventos nos quais confio.

Alessa - Muitas pessoas cuidam dos cabelos em casa. O que você acha disso?
Meire - Alguns tratamentos podem ser feitos em casa, como a hidratação, por exemplo. Químicas e cortes, não aconselho, pois algumas técnicas requerem noções profissionais, assim como o corte. O que acontece nesses casos é a pessoa procurar um salão depois, se algo der errado, para o cabelereiro tentar corrigir efeitos inadequados. Melhor prevenir do que remediar, além de que, o barato pode sair mais caro.

Alessa - Quanto ao estilo de corte e tamanho dos cabelos há alguma regra?
Meire - Essas escolhas são muito pessoais. Mas sabemos que se o rosto tiver um formato muito redondo, uma franja ou desfiado na frente, deixa o visual mais atraente; no rosto de formato fino, um corte chanel desfiado fica prático e elegante; cabelos compridos e maltratados, melhor cortá-los.

Alessa - Qual a preferência que é considerada para você como difícil?
Meire - As morenas optarem por ter cabelos loiros. Muitas pessoas pensam que é só passar uma tinta. Não é bem assim. Para quem tem cabelos escuros e quer tê-los loiros, tem que pagar por isso, ou seja, não é um tratamento dos mais baratos para que o resultado a deixe realmente loira, com cabelos lindos, admiráveis e perfeitos.

Alessa - Acontece de a cliente querer sua opinião?
Meire - Frequentemente, tanto as clientes novas como as mais antigas. E eu sou sempre muito sincera, além de dizer o que realmente penso, explico o por quê.
Alessa - (Verdade, eu que sou cliente há 11 anos, já tive suas opiniões contrárias ao que eu queria ou pensava. Graças a Deus, sempre confiei nas opiniões dela, que sempre tinha razão).

Alessa - Você pode nos dar uma dica de hidratação capilar que pode ser feita em casa?
Meire - Já vi algumas mulheres fazerem uma hidratação erroneamente: comprar ampola de vitaminas, ceramidas e misturar no shampoo. Não se deve fazer isso. Esta mistura deve ser feita no creme condicionador e ser usado no momento. Não é para guardar, pois perde o efeito. Uma hidratação caseira que indico é feita com a Máscara de Alto Impacto da Lowell uma vez por semana (não pode ser mais frequente do que isso) - passar nos cabelos conforme descrito no modo de usar na embalagem de 3 a 5 minutos, no banho. É uma hidratação rápida e prática para quem não tem muito tempo livre.

Alessa - O que você sugere para quem está sem um cabelereiro de confiança no momento?
Meire - Procurar através de indicações de conhecidas e amigas, conversar com o profissional sem ter vergonha de tirar suas dúvidas. Sentir confiança nesta conversa. Se ficar em dúvida, melhor não arriscar pois algumas coisas são irremediáveis, como por exemplo, ter um cabelo comprido e cortar bem curto. Vai ter que esperar muito para crescer de novo e ficar no mesmo comprimento e sentir arrependimento sem poder mudar a situação.

Alessa - Queremos algumas dicas gerais:
Meire: 1)Para o cabelo realmente ficar limpo é necessário paciência no enxague - o shampoo precisa ser retirado totalmente. Por esse hábito ser comum no salão é que a cliente percebe que seus cabelos ficam realmente limpos quando lavados no salão de beleza. Este hábito deve ser para lavar os cabelos em casa também. 2) O creme condicionador deve ser passado levemente na extensão do cabelo, nunca na raiz. 3) É bom acreditar que calvície feminina existe. 4) O ideal é cortar os cabelos há cada 2 a 3 meses, só para tirar as pontas e fortalecer os fios. 5) Usar, periodicamente, uma máscara própria para o tipo de cabelos, assim como o shampoo e o condicionador também devem ser os específicos para o seu tipo capilar. 6) O cabelo é uma caixinha de surpresas - portanto, nunca minta para o cabelereiro - você pode perder dinheiro, ficar insatisfeita, ter danos nos cabelos e ainda prejudicar o profissional.

Alessa - Pode nos indicar algumas marcas que você usa ou vende no seu salão de beleza?
Meire - Gosto muito dos resultados obtidos com os produtos da Ty, Lowell, L'Oreal e Aneethun.

É isso aí, meninas! Espero que vocês leiam atentamente esta entrevista. Eu garanto que a cabelereira Meire Leoni sabe do que está falando. Espero também que vocês tenham gostado. Beijokas!


Um comentário: