O LADO POSITIVO DO ORGULHO

No senso comum, a palavra "orgulho" tem um sentido negativo. Escutamos frequentemente: " fulano é orgulhoso demais..." sinônimo de pedantismo, arrogância e por aí afora.
Gostei do significado que achei no dicionário informal:

"Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio."

Pois é: estou cá escrevendo para confirmar meus instintos e modo de ser. Desde que não prejudique ninguém, parto do princípio de que toda pessoa deve ser respeitada como é. E me orgulho muito de ser assim e não assado. Durante esses últimos tempos, quando tentei retomar relações que eu própria cortei por estar muito agressiva, impulsiva, doente da alma e padecendo da doença do afeto, percebi que não era suficiente para as pessoas que eu agradecesse que elas voltassem à minha vida virtual. Elas queriam continuar a me ignorar. Isso, para quem está doente, é um veneno. Para quem não acredita em pisotear nas pessoas, é autoagressão. Para quem tem orgulho, é um basta.

Vão todos para onde quiserem. Remoam, mastiguem, façam planos de vingança, de pisoteamento como em shows gratuitos de ídolos em outras pessoas que estejam dispostas a se sentirem  culpadas e merecedoras desse capítulo de novela mexicana a la Usurpadora.
Não devo nada a ninguém nesse momento. Os falsos amigos, os quiabos da minha vida, as pessoas rancorosas, os de perfil político, os de cabeça oca o suficiente para mudar conforme minha doença me transformou nesses meses é que me devem. Os que não leram absolutamente nada sobre a minha doença para me ajudar, os que não tiveram um minuto para bater no Google - o que é depressão mas passam horas no Facebook desde a postar selfies de perda de 250g de gordura velha a curtir o peido de um mosquito para agradar algum "amigo" que agora está fazendo sucesso. E isso inclui família. Família que ninguém imagina, porque é algo ainda inaceitável. Todas as máscaras venezianas estão no lugar. E não sei competir com isso.
Família sim, gente que tem um discurso bonito para colocar em prática - " vou retribuir exatamente na mesma moeda o amor e atenção que me derem." Mas só vale pra você. Não pros filhos da criatura, nem seu genro, nem sua futura nora, nem pra ninguém mais. Só pra você, dona depressiva. Justo pra toi. Por isso, vai morrer sentada esperando seu telefone tocar. (Mas quem disse que eu quero que ele toque? Eu?)
Ser lembrada e procurada, na minha vida teve a ver com salto alto, dirigir carro do ano, estar maquiada, sorrir muito, ter uma bela casa, um cargo de chefia e não ter depressão. E não precisar de ninguém.
E vou te contar um segredo, caso  já não tenho descoberto por si mesmo: dói demais descobrir que as pessoas que você achava que seriam as primeiras a te dar apoio são as primeiras a vestir a camisa escrita nas costas: se precisar de mim, não conte comigo. Dói mais a descoberta do que qualquer outra coisa. A ilusão pode ferir mais do que uma surra, eu acho.
E se algumas pessoas se afastassem um pouquinho só de alguns familiares para ver  a paisagem que quem não estava embolado com eles, vê.... Ow, céus. Parafraseando uma grande demarcadora de território, estrategista e doutora em manipulação, "uns nunca me enganaram". Mas vão enganar essa panela familiar até esse país ser justo e transparente politicamente.
Simbolicamente, o processo familiar cobre umas cinco mesas, cá entre nós. Ninguém vai ficar sabendo disso. Serão coisas do passado, eternizados em minha mente pelo aprendizado.
Mas quem pode salvar é o orgulho na sua forma mais positiva. Eu não fiz nada de errado. Eu não pedi para ficar doente. Eu tenho tantos defeitos quanto os que as pessoas tentam esconder se fazendo de santas. Eu não tenho medo algum de falar de moral, de Deus. Aliás, não tomo sustos quando falo de Deus. Porque até isso eu vi. Eu nunca tive tempo de rir da desgraças dos outros porque estava cuidando da minha vida. Minha casa nunca foi QG de maledicência. O poder na profissão que eu já tive nunca me subiu. Aliás, sempre se manteve onde era pra estar. Mas aprendi que a ignorância ronda o poder público também nas suas esferas mais baixas. Uma diretora de escola se "achar"? Se achar o que, pelo amor de Cristo? Uma coitada, como qualquer funcionário público que trabalha como um camelo numa escola pública que tem trabalho demais para funcionário de menos.
O orgulho bom é você saber que fez sua parte quando está boa para reatar relações. Começar conversas de novo. Rir novamente com aquelas pessoas engraçadas e espirituosas.
Se elas estão cegas e acham que vôcê vai lamber o chão que elas pisam, só me resta lamentar. Por quê essa necessidade? Coisas de tortura...de ódio. Lamberei com prazer o chão que Deus pisa. Alguém mais humilde, melhor de coração que eu. Chegar a essa conclusão é ter BRIO.
Alguém que acha engraçado, faz uso de uma expressão: CUIDADO COM O PAVÃO DE HOJE, QUE PODE SER O ESPANADOR DE AMANHÃ - estando exatamente nessa situação e não consegue enxergar porque seu ego não deixa....é bobagem avisar. Aliás, se  faz parte de um povo que anda na turma "ignoro-te", suas mãos ficam atadas. Devem achar que depressão é contagiosa ou algo parecido como lepra e que se pega pelo Facebook. A maledicência pega. Eu estou sendo vítima. A cabeça de muitos não desprega porque Deus fez mil interligações perfeitas no corpo humano, porque a mente está totalmente manipulada por outros.
Mas nada está me deixando melhor do que ser a boa e velha Liza. Simplesmente Eu. Sempre, em qualquer circunstância. Saudações aos que estão passando por depressão. Acreditemos que tem luz no final do túnel. Não nascemos com esse problema, tudo pode ser superado! Mas não se deixe se contaminar pela má vontade das pessoas que muitas vezes dizem que te ajudarão quando você mais precisar. É como pisar numa madeira oca. Tombo na certa... Desapegue dessas pessoas. Você não precisa delas na sua vida. Eu com certeza, não preciso. A impressão cada vez maior que fica é que elas querem é me afundar mais.
Cuidado com os olhos que não sabem te amar. Eles costumam fazer você achar que não vale a pena. Olhe para você com seus olhos lembrando de seus melhores feitos!




 


DESEJOS

Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.

Isso sim é VIVER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário