A História da Mulher Maria da Penha por trás da Lei



A Lei 11.340, conhecida também como Lei Maria da Penha, foi uma homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou e luta incessantemente pela causa da violência doméstica sofrida por seus pelas mulheres através de agressões físicas, psicológicas e verbais, agressões essas advindas de homens quase sempre com quem essas mulheres mantém um relacionamento amoroso . Ela mesma foi espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la, tamanho o ciúme doentio que ele sentia. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público.
Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais.
Essa lei foi criada com os objetivos de impedir que os homens assassinem ou batam nas suas esposas, e proteger os direitos da mulher. Segundo a relatora da lei Jandira Feghali “Lei é lei. Da mesma forma que decisão judicial não se discute e se cumpre, essa lei é para que a gente levante um estandarte dizendo: Cumpra-se! A Lei Maria da Penha é para ser cumprida. Ela não é uma lei que responde por crimes de menor potencial ofensivo. Não é uma lei que se restringe a uma agressão física. Ela é muito mais abrangente e por isso, hoje, vemos que vários tipos de violência são denunciados e as respostas da Justiça têm sido mais ágeis.


Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Maria_da_Penha
Aqui o que encontramos no Google sobre a busca da "frase" em nome de Maria da Penha":

A vida é para ser vivida
Os sonhos para serem realizados
só de realidades se faz a vida
Pois é da vida que se alimenta a morte
viva intensamente
Acredite na sua sorte!
Maria da Penha
Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/maria_da_penha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário