Quem foi o grande Monet?



Oscar Claude Monet (francês, 1840-1926) foi um dos mais famosos pintores impressionistas.
De família de comerciantes, não seguiu o ramo, tendo como motivadora uma tia, também pintora. Começou fazendo caricaturas. Estudou na Universidade de Artes mas essa o decepcionou. Foi então estudar com Gustave Coubert e Camille Pissarro.
Juntos desenvolveram a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo. Em 1863, com o auxílio de Gustave alugou um pequeno estúdio em Paris. Muitas de suas telas fizeram sucesso imediato mas poucas são conhecidas popularmente em âmbito mundial. Em 1870, casou-se com Camille Doncieux a quem retratou várias vezes. mas em 1879 ela morreu de câncer. Seu círculo de amigos eram em sua maioria pintores também impressionistas. Em meios a guerras, sua vida teve sobressaltos financeiros. Casou-se novamente, em 1892 com Alice Hoschédé. Em 1899,pintou a tela Nenúfares, um das mais conhecidas do artista. Depois dela é que obteve reconhecimento mais amplo de um gênio da arte.
No final de sua vida teve catarata e alegam que a doença o atacou pelas muitas horas em que pintava ao sol.Mas mesmo assim não parou de pintar. Em 1911, acontece a morte de sua esposa. Após esses dois episódios perdeu um pouco da vontade de viver. Morreu em 1926 e foi enterrado no Cemitério da Igreja de Giverny, na Alta Normandia, França.
Principais trabalhos: Impressão, Nascer do Sol,/ Banhistas na Grenoulliére,  Camille em Vestido verde, Femmes au Jardin, Catedral de Rouen, entre muitas outras.



Impressão, Nascer do Sol


Banhistas na Grenoulliière


Camille em Vestido Verde



Mulheres no Jardim (Femmes au Jardin)



Catedral de Rouen

Sem dúvida, uma de suas obras mais populares é o quadro Nenúfares, já postado aqui que está nos marcadores ARTES, PINTORES FAMOSOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário