Desabafo




Não sei quem vai ler isso - se é que alguém vai ler. Também não sei se alguém aqui sabe que tenho uma Página no Facebook chamada Mulheres Totais. Dias atrás fiz uma postagem lá sobre um problema de exposição à minha pessoa naquela página e de preconceito explícito à doença - depressão POR UMA PESSOA DE MINHA FAMÍLIA. 



Mas preciso dizer a quem quer que seja que vá ler isso - por favor, me acreditem - a pessoa com depressão está vulnerável emocionalmente, quando está sozinha tem pensamentos muito sombrios, sua autoestima é menos zero, muitas vezes fica agressivo nas palavras e nas atitudes. Quanto mais tempo sozinho e na escuridão, mais sofrerá. Quanto mais repudiado, ignorado, ironizado, exposto, mais sentirá que sua vida não vale nada.



 É preciso mudar esse conceito de que uma pessoa doente é aquela hospitalizada, entubada. 



Fico pensando no número de pessoas famosas ou anônimas que morreram vítimas da depressão e as população em geral ou conhecidos imagina que foi por serem drogados, só isso. Essa foi a causa. 



Um dos piores fatos para o depressivo e sua possível cura é o preconceito da própria família, parentes e os ditos "amigos" (que somem como moquitos na frente de uma cortina de veneno): a maioria envolvida em religiões, cheias de postagens em seus facebooks com seus credos que não tem a coragem de lhe mandar uma mensagem ao ver suas loucas e insanas postagens e perguntar: querida, eu posso lhe ajudar em alguma coisa? de alguma forma? ou - vou orar por vc, posso? vc quer que eu lhe telefone? vc quer conversar?



 A ignorância, apesar de muitos serem alfabetizados, formados em grau superior, serem orgulhosos de si mesmos, ficarem só curiosos lendo suas loucuras, talvez até se divertindo...o que o Deus deles pensa dessa atitude? Devem ser ÓTIMAS pessoas de família! Até que a depressão bata a sua porta pode ser que seja engraçado para algumas mentes obtusas e mal formadas.



Muitos são os que fazem parte de campanhas de não crueldade contra os animais, não ao aborto, não a isso, não a aquilo. (Graças a Deus, né?) 



Mas seu silêncio diz: ajude a massacrar o depressivo! E tem aqueles que vão mais longe, como o familiar que me mandou a mensagem : NÃO SE ESCONDA ATRÁS DE SUA DOENÇA.  Como? Me ensine! Adoraria saber como me esconder dela. Saber me livrar dela.  A doença te deixa tão suscetível que você percebe que o que através da sua desestabilização emocional,  ocorre a  falta de respeito das pessoas para com vc, inclusive no seio familiar. Pessoas que antes não se atreveriam a transpor o limite da distância imposta pelo tipo de relação - como colegas, conhecidos, estupidamente, acham que podem criticar o que não conhecem. 


Principalmente pelo maldito Facebook, claro. Coragem para postar julgamentos da vida de outros no próprio mural sem dar nome aos bois é coisa de covarde.  Antes de ter a última recaída tinha por volta de 400 pessoas adicionadas. O que elas faziam? Liam minhas postagens agressivas, muitas pessoas sabiam que eu estava completamente sozinha e fazia o que? Nada. Nada. Nada. Nada. O que me faz ter a leitura de que: era um grande divertimento pra elas. "Olha a louca postando". 

Muito discurso vazio. Muito coração falando em amor e alegrias e pisoteando a dor dos outros.
Leia, procure saber o que é depressão. Muitas pessoas se suicidam. Quem me prende nessa terra, por enquanto, é minha mãe e meu marido.


Meu marido me levou a um psiquiatra daqui e comecei novo tratamento. Vamos lá, vamos tentar de novo. Primeiro passo: Ficar longe de pessoas que me fazem muito mal. Se elas tiveram tanto tempo e oportunidade pra poder tentar conversar comigo e não o fizeram, não farão mais. Relacionamentos mesmo que familiares baseados em parabéns, feliz natal e feliz ano novo mostram que sou muito pouco para quem sabe da doença que padeço. Algumas coisas terão que serão perdidas para que eu me reconstrua. Ninguém fará isso por mim.

E claro, tive o apoio de algumas pessoas desconhecidas e algumas conhecidas que mandaram mensagens que me fizeram pensar muito. Algumas sabem o é depressão, outros são verdadeiramente cristãs. Contando com Deus, muita oração, minha mãe, meu marido, minha melhor amiga, e essas pessoas, eu vou tentar novo.

Mas essa postagem não tem o objetivo de fazer com que você fique com pena de mim - "oh, coitada". Pra mim faz bem colocar "pra fora " o que me incomoda sem agressões aleatórias mas sim focar nos fatos. E pra quem ler, que esteja atento ao seu redor, principalmente aos seus familiares, os sinais que o depressivo emana são gritos silenciosos. E nós precisamos de tão pouco. Não nos agrida. Não nos ignore. Mostre que está ali mesmo não entenda o que se passa. Não seja mais um ignorante a mostrar seu preconceito porque o preconceito sem argumento é  o preconceito do ignorante, que só precisa de vítimas.

NÃO AO PRECONCEITO! AS PESSOAS PRECISAM SABER O QUE É DEPRESSÃO ANTES DE ACONTECEREM COM ELAS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário