DA LIBERDADE DE SER



LIBERDADE

Ser livre é querer ir e ter um rumo
e ir sem medo,
mesmo que sejam vãos os passos.
É pensar e logo
transformar o fumo
do pensamento em braços.
É não ter pão nem vinho,
só ver portas fechadas e pessoas hostis
e arrancar teimosamente do caminho
sonhos de sol
com fúrias de raiz.
É estar atado, amordaçado, em sangue, exausto
e,mesmo assim,

só de pensar gritar
gritar
e só de pensar ir
ir e chegar ao fim.

Armindo Rodrigues (1904 - 1993)

Ando percebendo uma dificuldade em alguns relacionamentos de "aceitação" na minha forma de ser. Não, não é mania de perseguição, não é a depressão, não estou sendo injusta em meu julgamento. Acho que todas as pessoas são contraditórias. Acho também que a grande maioria tem sua listinha de prioridades de pessoas, por mais que não assumam, principalmente em se tratando de família. E juntando esses dois aspectos, pegamos muitos pontos desequilibrados. Discurso é uma coisa, prática é outra. Uma ação sua + uma característica + um ponto de vista = um rótulo. Vou afirmar que as pessoas que falam ou escrevem o que pensam estão, quase sempre, fadadas a serem mal vistas. Saem da forma, do usual. E incomodam justamente áqueles que os conhecem, que fazem parte do seu círculo. Porque quando se nota muita crítica velada, quando alguém AMARELA de cara na primeira prova de que NÃO SÃO TODOS IGUAIS, que a listinha existe e você não encontra seu nome porque a lista é grande demais, talvez até esteja lá no final, sua confiança  nas palavras dirigidas a você vão ralo abaixo. Não que isso vá me tirar o sono. (Eu tomo Rivotril! impossível não dormir...)  Apesar de todos os pesares, ainda consigo me proteger. Experiência adquirida nunca faz mal, a gente está aqui pra aprender, certo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário