RECEITAS CASEIRAS PARA COMBATER A QUEDA DOS CABELOS




QUEDA DE CABELO - AS POSSÍVEIS RAZÕES:
Fonte consultada: mundodastribos.com
Os cabelos são constituídos de uma proteína chamada queratina. São produzidos pelo próprio corpo e seguem um ciclo de crescimento, repouso e queda. A queda dos cabelos é um processo natural de reposição de fios. Um individuo normal e saudável perde por dia cerca de 50 a 100 fios. Cada fio de cabelo cresce no couro cabeludo e mantém seu processo de crescimento entre dois a quatro meses. Depois o crescimento para por mais dois a quatro meses. Logo após essa fase, o cabelo cai e outro fio começa a crescer em seu lugar.

Esse processo é comum para qualquer pessoa, por isso é bom lembrar que nesse caso a queda não representa nenhum problema, fazendo parte do ciclo de reposição dos fios.
Se a queda dos cabelos ultrapassar essa base diária, é necessário descobrir as causas para que sejam encontradas soluções para o problema. São muitos os fatores que podem acarretar a queda de cabelos.

Uma dessas causas é maus tratos aos cabelos. Fios constantemente apertados por rabos de cavalo, fivelas e outros prendedores de cabelo, tratamentos químicos inadequados como permanentes e tinturas também causam queda anormal dos fios. Em alguns casos essa queda é irreversível.

Doenças muito graves ou grandes cirurgias podem causar a queda dos cabelos, três a quatro meses após terem acontecido. Essa queda, porém, é temporária, sendo ela um reflexo do estresse pelo qual o organismo da pessoa passou. Algumas mulheres também sofrem da queda de cabelo, três ou quatro meses depois da gravidez.

Problemas hormonais, glândula tireóide ou alteração nas taxas de hormônios masculinos ou femininos também podem causar a queda de cabelos. Nesses casos, o tratamento dos problemas pode cessar ou até mesmo reverter o problema.

Medicamentos em excesso, como os da quimioterapia, pílulas, anticoncepcionais, antidepressivos e vitamina A também podem causar a queda.

Existem muitos outros fatores que acarretam a queda de cabelos, mas o mais importante é diagnosticá-lo primeiro para poder iniciar um tratamento adequado.

E além de fatores genéticos, a queda de cabelo também pode acontecer quando existe grande quantidade de sebo no couro cabeludo. Nessa condição, a raiz acaba sofrendo com a má nutrição e motiva a queda dos fios. Para evitar a queda de cabelo, é importante conservar as madeixas limpas e diminuir o uso de produtos químicos.
Uma alimentação balanceada pode ser considerada um tratamento natural para a calvície, por isso é importante que as pessoas consumam nutrientes como vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, sódio, cálcio e zinco. Outro recurso que pode ser útil é o shampoo contra queda de cabelo, encontrado nas farmácias em diferentes marcas por preços acessíveis. Logo que os fios começarem a cair com freqüência e o couro cabeludo apresentar falhas, procure um dermatologista.
Vamos postar algumas dicas que podem amenizar o problema:
DIRETAMENTE NOS CABELOS:



1)A folha de amoreira é um dos principais ingredientes usados quando o assunto é queda. Ela possui princípios ativos que agem diretamente no couro cabeludo, reforçando a raiz dos fios. A receita do tratamento com a folha é bem simples. Em uma xícara (chá) coloque 2 colheres (sopa) de folhas de amoreira picadas. Elas devem ser lavadas e selecionadas antes da mistura. Preencha a xícara com água fervente, abafe e espere o chá esfriar. Aplique o líquido com algodão em todo o couro cabeludo. Massageie a região com as pontas dos dedos. Deixe agir por 30 minutos e enxague. Você pode usar a receita três vezes por semana.

2) Para quem tem cabelos secos há uma receita com óleo. Coloque algumas folhas de curry em óleo (de coco, oliva, etc.). Leve ao fogo. Assim que as folhas mudarem de cor, desligue. Espere esfriar e aplique o óleo no couro cabelo com a ajuda do algodão. Deixe agir por 20 minutos e enxague. Se o problema persistir e não haver nenhum avanço, procure o dermatologista o mais breve possível.

3) Aplicação de babosa: A babosa, também chamada de aloe vera, é uma poderosa aliada no combate à queda de cabelo. Para aproveitar os benefícios, basta bater a baba extraída da planta com o liquidificador e depois deixar as madeixas de molho na substância. Para melhorar os resultados do tratamento caseiro, é recomendado usar uma touca de alumínio. A babosa também ajuda a hidratar os fios quando misturada aos cremes tradicionais.

4)  Banho de Cerveja: O banho de cerveja é uma alternativa eficaz para combater a queda de cabelo, pois nutre, dá brilho e recupera a estrutura capilar. Faça a aplicação de 100 ml da bebida no couro cabeludo, depois massageie e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água quente e em seguida repita o procedimento. O método ajuda a cuidar dos cabelos sem deixar odores.

5) Máscara capilar: outra receita simples e eficaz contra queda de cabelo leva os seguintes ingredientes: 1/2 lata de leite de coco, 1/2 iogurte natural, 2 colheres de sopa  de mel, 1 pêra abacate e 1/2 sumo de limão. Misture todos os itens no liquidificador, bata, aplique nos fios e deixe agir por um tempo. A máscara deixará o cabelo mais macio, forte e resistente.

ALIMENTAÇÃO: SUCOS


Suco de Pepino
Ingredientes:
½ pepino
4 folhas de alface
200 ml de água filtrada

Modo de preparo
Lave o pepino e corte em rodelas e adicione no liquidificador, juntamente com as folhas de alface lavadas e sem o talo. Acrescente 200 ml de água filtrada. Após bater bem, o suco está pronto para beber, não sendo necessário coar.
Recomenda-se ingerir um copo todas as manhãs em jejum.
Esse suco de pepino é uma excelente fonte de potássio, enxofre e manganês, que além de fortalecer o cabelo e evitar a sua queda, rejuvenesce os músculos, retardando o envelhecimento e fornecendo mais energia para o indivíduo.  O pepino também pode ser incluído na dieta na forma de saladas.

Suco de Alface
Ingredientes
500 gramas de alface
1 maçã
2 copos de água


Modo de preparo
Lave as folhas de alface e coloque no liquidificador. Descasque a maçã, retire suas sementes e acrescente no liquidificador, juntamente com a água. Bata tudo por cerca de 3 minutos e está pronto para ser consumido.
A alface ajuda no crescimento dos fios porque envia nutrientes que atuam na formação de cabelo, diretamente para as raízes dos capilares, estimulando seu crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário