PORQUE O VESTIDO DE NOIVA É BRANCO?

A tradição de usar vestido branco no dia do casamento nasceu no século XIX, com a Rainha Vitória, da Inglaterra. Mas nem sempre foi assim: o vermelho, o verde e o preto também já tiveram seus dias de glória. 

Porque até mesmo hoje em dia os vestidos de noiva são tradicionalmente brancos? Pura Tradição histórica!

Nas civilizações antigas O vestido de noiva e as festas para essas comemorações traduziam a cultura, religiosidade e o poder sócio econômico. A cor do vestido fazia parte desse contexto. Na Antiguidade, uma túnica branca,um véu nos cabelos com flores de verbena trançadas com fios de ouro eram usuais.



Mais tarde,influenciadas pelo Oriente, as túnicas receberam as cores vermelhas.


Na Idade Média, ainda representando o posição social da família, o véu cobria o rosto como sinal de pureza da noiva.

O vermelho ainda era a cor da nobreza.


O véu era acessório obrigatório entre família abastadas.


O verde também representava a cor das famílias de maior poderio econômico e social.


Nos séculos XV e XVI  (Renascimento) os vestidos de noiva eram cheios de luxo e esplendor, bordados com fios de ouro e muito brilho.


A cor eleita então foi o preto como forma de representação a obediência à Igreja, principalmente na Espanha.

Essa regra da cor foi quebrada pela então Princesa Maria de Médici, italiana de 14 anos, em seu casamento com o Rei da França, Henrique IV. Além de ousar na cor (branco),também usou decote.


O branco, desde os tempos áureos do Egito Antigo foi sinônimo de pureza, fertilidade, luxo e posição social elevada. A próxima nobre a usar o branco em seu casamento foi Mary Stuart, rainha da Escócia.


Mas a cor branca em vestidos de noiva só se tornou tradicional com a Rainha Vitória, da Inglaterra, em seu casamento, com o Príncipe Albert em 1840. Uma das motivações para o uso do vestido branco foi política.

Como a Inglaterra vivia um momento de grande desemprego dos trabalhadores artesãos, por conta do desenvolvimento industrial, a rainha decidiu colocar as artesãs trabalhando exclusivamente na confecção de seu vestido de rendas de casamento,minimizando a situação de desemprego. (Foto do Filme Rainha Vitória)

Ela também foi a primeira a levar um bouquet de flores de murta, brancas e miudas, bastante tradicional entre os membros da realeza britânica. Outro fato que virou moda foi o uso do véu e, no lugar da coroa, flores de laranjeira. Essa, adaptada para flores de outros tipos em todas as nações.

Mudamos a história que vem desde o Renascimento? Parece que a maioria das noivas prefere realmente o branco para os seus vestidos. Há modelitos lindos em tons marfim que fica em segundo lugar. Mas os de cores fortes ainda não ganharam muitas adeptas. Vamos ver como continua a história contemporânea nesse quesito.
Matéria consultada Miti Shitara - Revista Nestlé com Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário