COMO CUIDAR DE SUAS BOLSAS




Bolsas são, assim como sapatos, os acessórios mais queridos que compramos. Mas elas requerem cuidado, limpeza e manutenção. Não é só usar, pendurar ou guardar e tudo bem. Muitas custam caro. E mesmo as que pagamos um precinho legal,você não acha mais do mesmo modelo. Com os cuidados certos, elas tem tudo pata ter vida longa!

1)ONDE GUARDÁ-LAS- sempre em local seco, arejado, longe do calor e da umidade é o correto. Se vc ainda tiver aquele sachê antimofo que vem dentro das bolsa é bom deixá-lo dentro dela. Deixá-la pendurada é melhor para não ter o risco de deformar ou amassar o acessório. Caso você já tenha local separado para colocá-las em prateleiras,coloque volume nelas, como plásticos ou papéis embalados em plásticos. Isso também vale para as que ficam em cabideiro. Mantenha-a separada dos sapatos.

2) BOM USO- bom senso - não dá para querer que a bolsa dure muito tempo e carregar um peso imenso dentro da coitada. Seja seletiva. Itens pontiagudos, canetas, outros que podem causar manchas acidentalmente devem ser colocadas em uma necessaire. Alimentos então ,como balas e chicletes... Se você coloca peso demais na bolsa, está"pedindo" para que as alças se arrebentem mais cedo, assim como a modelagem e o acabamento.
3) LIMPEZA FREQUENTE - Por dentro, sempre retire tudo que está dentro da bolsa e vire-a para tirar todos os minúsculos itens não identificados que vão parar lá dentro. Passe um pano de úmido a seco e deixa-a sem usar por uns dias. Não se esqueça de deixar a bolsa secar bem antes de guardá-la novamente. Por fora, passe um pano úmido com detergente ou sabão neutro e depois só úmido com água para tirar o detergente/sabão neutro. Cuidado com balagandãs. Nestes, passe só um pano com pouquíssima umidade e logo em seguida,um pano limpo seco. Fechos, zíperes e outras peças metálicas devem ser polidas com uma flanela embebida em produtos específicos para esta finalidade. Já as bolsas de couro podem ser limpas com sabão de coco que, por ter propriedades hidratantes, mantém o brilho e a maciez natural do material.
Para evitar o pó nas bolsas,o ideal é acondicioná-las em saquinho de TNT ou outros que permitam boa circulação de ar. Só as bolsinhas pequenas,de festa, é que devem ser guardadas em caixinhas proporcionais com garantia de espaço de sobra.


4) CONHECENDO O MATERIAL DA SUA BOLSA - Bolsas de material sintético não podem ser expostas demais ao sol, pois ressecam totalmente. As de lona e algodão também têm acabamentos em material sintético e facilmente descascam e mancham. As de nylon são mais resistentes e têm maior durabilidade. Quanto a forma de guardá-las, as de material sintético costumam, se penduradas em cabideiros, rapidamente, descascar. Essas são mais indicadas a serem guardadas em prateleiras em armários. Até o contato da bolsa com sua pele, ajuda a descascá-la. Imagine então! Todo cuidado é pouco na manutenção e limpeza das bolsas, sejam elas de que materiais forem.

Os fechos metálicos,apliques também de metal devem ser polidos com flanela com produtos específicos para metais e em pouca quantidade. Não se esqueça de dar um acabamento somente com a flanela seca.
5) DICAS PARA EVENTUAIS PROBLEMAS - 
*Zíperes novos ou que emperram: Passe um sabonete novo no zíper fechado todo,algumas vezes ou faça o mesmo procedimento usando uma vela. Tire o excesso utilizando uma escovinha seca.
* Lugares onde a bolsa fica: Parece bobagem, mas, costumamos pendurar a bolsa, "onde der". Esse hábito é um dos piores para que a bolsa tenha uma duração maior. Pense bem, analise onde pode ser o loca mais apropriado para deixar sua bolsa pois,às vezes, ela ficará ali por até 8 horas, se for o caso de você estar no seu trabalho. Hoje em dia há no mercado os penduradores de bolsa adaptáveis à mesas, como um gancho. Têm preços bastante razoáveis!
*Organização em casa: escolha uma forma de organização de suas bolsas de uso diário; A organização por cor ajuda é bem prática na hora de compor seu look. Tamanhos e modelos são outros critérios secundários muito válidos para quem não tem tempo a perder.
* Mantendo a vida útil de suas bolsas: Use os cabideiros para as bolsas de uso diário e troque-as frequentemente. Nunca deixe por muito tempo. Isso é "pedir" para que a bolsa de acabe começando pelas alças e perdendo seu formato.
*Tirando manchas: Primeira regra para evitar manchas - limpe sua bolsa toda vez que chegar em casa! O que é melhor? Perdê-la ou limpá-la? Até água, suor pode manchá-la, imagine colocá-la no chão.
=Manchas de sujeira - Passe um pano, bucha ou escovinha (limpas, claro) úmida, numa mistura de água e sabão neutro. Depois de limpar deixe secar por 24 horas.
=Manchas de tinta de caneta em Bolsas de Couro: Se você perceber imediatamente, tem salvação! Embeba acetona em um pedaço de algodão e, DELICADAMENTE, passe pelas manchas. Não esfregue com força. O algodão deve estar bastante embebido na acetona e esse é o segredo do sucesso.
=Manchas de tinta de caneta en Bolsas Sintéticas: Também só terá resultado se a mancha for percebida imediatamente essa dica também tem que ser feita na hora: use detergente espalhando-o sobre a mancha. Passe um pano tipo "perfex" úmido. Em bolsas brancas, coloque sobre a mancha uma gotinha de água oxigenada. Limpe-a depois comum pano limpo e úmido.
=Manchas de batom no forro da bolsa se for de poliéster ou algodão - Puxe o forro até para fora do saco que você puder. Para aplicar, dilua uma tampinha de detergente com uma quantidade igual de água morna. Em seguida, usando um cotonete, aplique a mistura sobre a mancha em um movimento circular, mudando muitas vezes de lugar para que o pigmento retirado não volte. Coloque a bolsa para secar, mas repita o procedimento até que a mancha seja totalmente removida.
=Manchas de Batom em Bolsas - Batom é um produto à base de óleo e, portanto, precisa de uma solução de remoção de manchas que luta com óleo ou graxa. Receitas? Difícil achar até no Google, portanto, feche bem seu batom e coloque-o dentro de uma necessaire!
* Limpeza de Bolsas - 
=Cheiro de Guardado: Amiga, isso não é pra acontecer! Está com cheiro de guardado por que? Não usa há muito tempo? Não gosta do modelito? Venda, passe pra frente, doe, troque...Mas vamos lá.
Para eliminar o cheirinho desagradável de bolsas guardadas por muito tempo coloque dentro delas uma latinha furada contendo pedaços de algodão umedecidos na colônia de sua preferência. Deixe a lata dentro da bolsa por pelo menos um dia ou ainda, um sachê pouco quase seco.
=Arranhões visíveis em Bolsa de couro -Passe uma cera da mesma cor da bolsa nos arranhões. Os mais leves serão bem disfarçados.
=Bolsas de Couro com aspecto de "velhas" - Friccione 1 clara de ovo batida em neve. Depois de secar, passe uma flanela.
Se estiver gasta e endurecida, passe na parte interna do couro uma mistura de 100ml de água, 1 colher (sopa) de sal e 1 colher (café) de bicarbonato de sódio, umedecendo bem. Deixe secar a sombra. O resultado é melhor do que você espera!
Bom, flores lindas, espero que ao menos algumas dicas, ajudem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário