INSTRUMENTOS DE TORTURA - HUMILHAÇÃO E A LETRA ESCARLATE



Este instrumento portátil de tortura era muito popular na Inglaterra e na Escócia durante a década de 1500. As mulheres usavam uma “gaiola” trancada em torno da cabeça como punição por chatear e fofocar com muita freqüência. Anexado a este focinho de ferro havia uma placa de freio inserida na boca da mulher para, literalmente, dominar sua língua traiçoeira. A maioria destes metais continha “pregos”. Os menores eram um leve desconforto, enquanto outros podiam furar a língua e causar sangramentos constantes. Para piorar, alguns tinham uma mordaça no final que, quando o dispositivo era usado, descansava no fundo da boca irritando a garganta. Os instrumentos podiam ser moldados como cabeças de animais para simbolicamente se referirem ao crime (por exemplo, asno tolo). As mulheres eram levadas pela cidade, em uma coleira, para as pessoas verem e saberem das suas transgressões. Se as agressões verbais não eram suficientes, as mulheres eram apedrejadas e espancadas pela população.
Fonte: Imagens Históricas


Aproveito para indicar o filme *A Letra Escarlate* onde, no século XVII, as adúlteras tinham que usar uma letra grande, a letra A, de adúltera, bordada e costurada na roupa para sair às ruas, e eram acompanhadas por um garoto tocando um instrumento tipo tambor, para chamar a atenção das pessoas que a "pecadora" estava passando, então eles  poderiam se sentir à vontade para gritar-lhe insultos ou pedras. E numa sociedade que se considerava muito religiosa. Lembravam muito dos pecados e esqueciam do perdão.  Hoje em dia, não temos esses hediondos métodos mas o mesmo vício de julgar. Infelizmente.

Sinopse do Filme:
Em 1666 em Massachussetts, Bay Colony, uma bela mulher (Demi Moore) casada com um médico (Robert Duvall) chega na localidade na frente do marido, com a incumbência de providenciar um lar para o casal. Mas ela fica apaixonada por um reverendo (Gary Oldman), que tem por ela os mesmos sentimentos. No entanto, eles reprimem tais emoções pelo fato dela ser casada, mas quando ela supõe que seu marido foi morto pelos índios ela se sente livre e acaba ficando grávida do reverendo. Mas, como apesar de ficar presa e socialmente marginalizada ela se recusa a dizer o nome do pai da criança, passa então a portar um "A" de adúltera bordado em cores vermelhas em suas roupas, como símbolo de sua vergonha perante a sociedade local.
Fonte da Sinopse - www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário