Escolha como se livrar dos pêlos




Existem vários procedimentos para que você se livre dos pêlos: da velha e boa gilete aos cremes depilatórios. A escolha varia de pele para pele. É bom testar pois nesse caso em específico, o que é bom para uma amiga, não vai bem para a gente. Os preços variam também, assim como a comodidade. Nessa postagem procuramos colocar os benefícios, as desvantagens e os cuidados.

Antes de você escolher os procedimentos de depilação a ser utilizado é importante saber que a pele precisa estar limpa, muito limpa e seca. Nada de hidratante, nem de soluções oleosas que possam impedir a aderência da cera ou causar algum tipo de contaminação, no caso da lâmina. O melhor mesmo seria tomar um bom banho antes de começar a depilação.


 Lâmina (Gilete)

Vantagens: é um método prático, rápido e indolor porque não arranca os pêlos pela raiz, que é enervada. E evita traumas na superfície da pele. Ao contrário do que se pensa, não engrossa os fios. A lâmina pode ser usada em qualquer parte do corpo.

Desvantagens: os pêlos crescem rapidinho. Dois dias depôs já aparecem pontinhos pretos na área que foi depilada.

Cuidados: antes de começar, limpe a lâmina com álcool para afastar o risco de contaminação por bactérias. Aplique a espuma de um sabonete hidratante ou produto próprio para este tipo de depilação, porque isso ajuda o deslizar e evita arranhões e cortes. Passe a lâmina no sentido do crescimento dos pêlos, esticando bem a pele, assim você evita os encravamentos.




 Cera Quente  

Vantagens: o método arranca os pêlos pela raiz com eficácia, porque o calor dilata os poros, facilitando a saída inclusive dos fios mais grossos. O resultado dura de três a quatro semanas. Também pode ser feita nas regiões mais sensíveis, como buço, virilha e axilas.

Desvantagens: é um pouco dolorida. E não é indicada para quem tem problemas circulatórios, como varizes.

Cuidados: prefira uma cera feita de ingredientes naturais, como o mel, para agredir menos a pele. A temperatura não deve ser muito quente. O produto precisa ser passado sempre no sentido de crescimento dos fios ? sempre! E retirado com um gesto rápido na direção contrária. Importante: a cera não deve ser reaproveitada, porque pode causar micoses e outras infecções de pele.




 Cera Fria  

Vantagens: ela já vem pronta para ser utilizada, acondicionada em folhinhas de papel celofane. Faz menos sujeira do que a cera quente e retarda o crescimento dos pêlos ? entre 20 a 30 dias depois. Apesar de poder ser aplicada em qualquer área do corpo é mais indicada para pernas e braços.

Desvantagens: o método é mais dolorido do que a cera quente. E, como não há calor para dilatar os poros, o risco de os pêlos se quebrarem ou encravarem é grande.

Cuidados: colar o celofane com cera no sentido do pêlo e arrancá-lo no sentido oposto.




 Creme depilatório 

Vantagens: ele atua quimicamente sobre o pêlo, dissolvendo-o rente à pele. É rápido e não dói.

Desvantagens: o cheiro do creme costuma ser forte e ainda por cima, o pêlo cresce em dois ou três dias. Na virilha e nas axilas, pode causar alergias.

Cuidados:  Teste o creme antes de experimentar no antebraço, para prever possíveis reações.




 Aparelhos Elétricos 

Vantagens: as versões mais modernas usam o sistema de pinças rotativas que arrancam os pêlos pela raiz. É bom para quem sofre com fios encravados, não faz sujeira e os pêlos demoram de 15 a 20 dias para crescerem.

Desvantagens: é dolorido e não deve ser usado no rosto nem nas axilas.

Cuidados: tenha muita habilidade no manuseio. Se mal utilizado pode deixar marcas.

Depois da depilação.......

  • Se possível tome uma ducha fria para fechar os poros.
  • Use géis ou loções não oleosos e sem álcool, principalmente nas axilas, onde a ardência costuma ser maior. O ideal é que os produtos contenham substâncias calmantes, como calêndula e azuleno. Aliás, se a pele ficar irritada depois da depilação, aplique compressas de chá de camomila frio.
  • Fuja da piscina ou da praia, por pelo menos dois dias. Se não der, o ideal é usar protetor solar com FPS maior que o habitual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário