JOHN KEATS E FILME O Brilho de uma Paixão


História verídica do romance entre o escritor John Keats e Fanny Brawne. Para estar aqui como indicação, só pode ser porque gostei demais, certo?
Inclusive, por meu interesse procurei saber mais acerca da vida dele.




John Keats (1795-1821) foi um poeta inglês. Considerado um dos maiores nomes do romantismo na Inglaterra.

Sua obra divide-se entre as freqüentes referências à morte e um intenso sentimento de prazer com a vida. Influenciado pelos poetas gregos do período helênico, como Homero, bem como pelos poetas elizabetanos e ingleses do século XVI, persegue a perfeição estética.
Sua poesia é marcada pelo sentimentalismo romântico, por imagens vibrantes, de grande apelo sensual, e pela expressão de aspectos da Filosofia clássica. Nasce em Londres. Fica órfão ainda criança e passa a ser criado em Edmonton por um tutor, que o transforma em aprendiz de cirurgião. Volta em 1814 para Londres, onde trabalha como assistente de cirurgia em dois hospitais. A partir de 1817, decide abandonar a Medicina e dedicar-se inteiramente à poesia. No mesmo ano publica seu primeiro livro, Poems , marcado por concepções ultra-românticas, mas não obtém sucesso.
Em 1818, lança Endymion, que é quando conhece Fanny, com quem vive grande e única paixão. Inicia a produção de seu maior poema, Hyperion, que não chega a concluir devido aos primeiros sinais da tuberculose. Devido a doença, separam-se,  pois ele via para a Itália tentar curar-se.Não obtém reconhecimento em vida, sendo cultuado apenas após sua morte, aos 26 anos.
Fonte: e-biografias.net

2 comentários:

  1. Ele é muito citado no filme Sociedade dos Poetas Mortos ..lembra ??

    ResponderExcluir
  2. Não!!! Não lembro, assisti há mto tempo e não tenho o filme que vc disse. Vou providenciar o mais rápido possível agora... Nossa!!!! Obrigada pela informação!!!! Bjussss!

    ResponderExcluir