ENTREVISTA I - ASSUNTO UNHAS E ESMALTES



A inauguração da nossa sessão "Entrevistas" foi feita com uma manicure, especializada em unhas artísticas e alongamento. Com essa "febre" por esmaltes, essa competentíssima profissional, carinhosamente respondeu a algumas questões para o conhecimento das leitoras (e leitores, porque não...) do blog. Coincidentemente, ela tem o mesmo apelido que eu (Liza) mas se chama Lizandra. Trabalha nessa área há vários anos e seu forte são os alongamentos e as unhas artísticas. Fez os cursos para se especializar e continua ampliando seus conhecimentos na área, pois, segundo ela, adora o que faz. No salão onde trabalha, há 6 manicures e somente ela trabalha com o alongamento de unhas. Eu fiz para ver como é e logo colocarei as fotos dos principais passos e a minha opinião.

Alessa - Qual seu conselho para quem está com as unhas para serem feitas (em tenebroso estado ou só não apresentáveis) e têm um compromisso de última hora?
Liza - Sugiro a hidratação dos pés e mãos semanalmente para que, num momento desses, não esteja impossível ficar com as unhas apresentáveis. Essa hidratação previne o resssecamento da cutículas e também as rachaduras nos pés. Na hora do banho, aproveite que suas cúticulas estão "molinhas" e retire o excesso de células mortas com uma escovinha de cerdas macias e o alicate de cutículas. Lembre-se que realmente não é recomendado tirá-las totalmente pois são a proteção das nossas unhas. Complete lixando da maneira que você gosta ou no formato em que elas estão e passe uma base. Sabendo, passe esmalte e para finalizar use um ultra-brilho.

Alessa - O que nós que, não somos especializadas nessa área, podemos e devemos ter em casa?
Liza - Um kit necessário para cuidar de suas unhas e que é indispensável até mesmo para as que frequentam salões de beleza: alicate de unhas e alicate de cutículas (amolados); lixa para os pés e lixa para as unhas das mãos; palito de laranjeira, algodão, removedor de esmaltes, base, ultra brilho e esmaltes de sua preferência.

Alessa - Na sua opinião, a cor do esmalte tem que combinar com a maquiagem ou com a cor da roupa?
Liza - Como não há dúvidas de que as cores dos esmaltes nunca tiveram um momento de tanta variedade no mercado, aproveite : use e abuse das cores, este é o momento de colorir, não de combinar.

Alessa - As unhas artísticas interferem na composição do look dos acessórios podendo deixá-lo pesado?
Liza - As unhas artísticas vieram para ficar, já fazem parte dos "acessórios". Em qualquer evento ou atividade comum, elas fazem sucesso. A regra é não carregar demais, com unhas artísticas ou não.

Alessa - As pessoas que tem algum problema dermatológico nas unhas - tem opções de esmaltes?
Liza - No caso de alergia ou sensibilidade nas unhas existem hoje várias linhas de esmalte hipoalergênicos, assim como base e ultra brilho. Problemas mais específicos, siga as recomendações do dermatologista.

Alessa - Quais são as marcas de esmaltes que são mais indicadas para quem não tem prática em esmaltar e que dão uma boa cobertura?
Liza - As marcas mais conhecidas, populares e com uma gama vastíssima de cores hoje são: Colorama, Risqué e Impala. Da linha dos hipoalergênicos, uso os da Argento. Percebo que há uma preferência pelos cremosos e depois, os cintilantes. Os cintilantes são mais fáceis de esmaltar para quem não tem experiência em passá-los sozinha.

Alessa - Em relação às unhas artísticas, há algum risco para a saúde das unhas ocasionado pelo uso de tintas?
Liza - Ainda não foi comprovado nenhum tipo de risco mas não é recomendado o uso de tintas acrílicas. Já existe no mercado tintas próprias para a decoração de unhas e estas que devem ser utilizadas.

Alessa - O que pode fazer quem tem o hábito de roer as unhas ou que não consegue deixá-las crescer?
Liza - Existem vários tipos de alongamentos e aplicações de unhas. Uma delas é a unha de gel. Deixa as unhas perfeitas, com aspecto natural e tem uma durabilidade de aproximadamente 3 meses se for usada adequadamente, tomando as precauções necessárias e realizando manutenções periódicas. E só é possível fazê-la com uma profissional e com todos os materiais necessários.

Alessa - Quais são as tendências de esmaltes para o verão 2011?
Liza - Áqueles de cores vibrantes, neon, 3D, tons pastéis e até mesmo os foscos. Todas as cores novas estão sendo exploradas e "super na moda". As preferências, por enquanto, estão sendo pelos vários tons de rosa, azul e verde.

Alessa - Deixe um recadinho para nossas leitoras?
Liza - Uma dica para as leitoras que querem suas unhas sempre lindas: atenção aos cuidados básicos de higienização antes de começar a esmaltar; não tire jamais excessivamente as cutículas e, antes da esmaltação, passe uma base incolor para impedir que o pigmento do esmalte manche a superfície das unhas. Experimente as novas cores, aproveite que a moda chegou aos esmaltes e eles estão em alta. Mas a prioridade deve ser sempre a saúde das suas unhas. Isso é fundamental.

Espero que minhas dicas sejam proveitosas para vocês! Um grande abraço. Liza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário