PRECONCEITO É DOENÇA DE ALMA

RECEBI ESTE E-MAIL ABSURDO QUE ME INDIGNOU. ACHO QUE, DAS MAIORES RESTRIÇÕES DE INTELIGÊNCIA HUMANA, O PRECONCEITO ESTÁ NO TOPO DA LISTA. NÃO SEI COMO EXPRESSAR O QUE PENSO ACERCA DISSO, MAS É MUITO FORTE.
NUNCA PASSEI POR UMA SITUAÇÃO DE PRECONCEITO MAS IMAGINO QUE SEJA MUITO TRISTE. E, NA MAIORIA DAS VEZES, QUEM TEM ALGUM TIPO DE PRECONCEITO, TENTA MASCARÁ-LO PELO MEDO DOS RESULTADOS.

COMPARTILHO COM VOCÊS:

*****************************************************************

Isso gente!
É preciso manifestar essa indignação!
Fico muito feliz em ver minha filha tomando posições em relação a temas importantes para todos nós.
E feliz por vocês todos! Vocês estão dizendo: "Ei, não é por aí que a coisa toca não. E isso não vai ficar assim!"

Há um enorme espaço politico a ser ocupado. Não se deixem abater pela rotina diária, falta de tempo e projetos sempre muito importantes. A cena politica precisa ser ocupada por vocês, pessoas do bem, que herdaram o respeito à vida e às pessoas de todas as origens, credos e culturas. Vinculem-se em cada comunidade. Ouçam, aprendam, apareçam!
Caso não o façam, pessoas de formação duvidosa irão tomar as instâncias de poder, minando a nossa democracia e os valores da nossa nação. Essas pessoas não são jovens. Elas tem a alma velha, encardida pelo ranço do preconceito, tão velho como o tempo. São pessoas que nunca conseguirão compreender que nossa identidade nacional não existiria sem a poesia, a criatividade, raça e coragem deste magnifico pedaço do Brasil.

******************************************************
Sim!
É preciso fazer valer a Lei!
Conclamo a todos para identificar os ofensores e oferecer denúncia ao Ministério Público.
Esses absurdos continuarão enquanto houver impunidade.
Aos que se interessarem, me retornem.
Vamos fazer valer a lei.

*******************************************************

Ontem, dia do resultado das eleições presidenciais, que deveria ser um dia de festa da democracia, ficou marcado como um dia em que o preconceito e o ódio tomou conta do Twitter, tão popular que é no Brasil. Um dia em que os Nordestinos foram tratados de forma altamente discriminatória. Um dia para não ser esquecido.
No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter. Mas, infelizmente, ainda existe o preconceito com relação à região de procedência, que é algo ainda pouco levado a sério e divulgado pela imprensa. E é algo que me assusta pela proporção com que tem crescido.
Eu sou Nordestina, de Fortaleza, Ceará. Nascida e criada aqui, com todos os sotaques e trejeitos característicos da região. Falo “oxente” e “vixe”, porque cresci com estas palavras fazendo parte do meu vocabulário. E tenho um baita orgulho de ser cearense. Por nada sairia daqui, porque aqui é o lugar que eu amo e onde me sinto feliz, com seus defeitos e virtudes. Por isso, me senti muito ofendida e triste com as mensagens que vi ontem no Twitter.
Para quem não acompanhou, tivemos um espetáculo digno de Goebbels. Vergonhoso, repugnante, capaz de fazer qualquer nordestino se sentir mal. Ver pessoas incitando a discriminação, pessoas com estudo e conhecimento incompatível com suas palavras, me provocou uma profunda tristeza.
Vejam vocês a que nível chegamos:

Retirado daqui: http://twitpic.com/32ted4
Há muitos mais. Basta fazer uma busca no Twitter por “Nordestino“. Me recuso a comentar estes tweets.
Para quem não sabe, isso dá cadeia. Quem diz é a lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente. A lei afirma:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.

O preconceito tem que ser divulgado, não pode simplesmente ser aceito ou ignorado. O preconceito é crime e deve que ser tratado como tal. Não é porque uma pessoa nasceu em outra cidade, outro estado, outra região que será menos capaz do que você. Somos todos brasileiros, apesar das diferenças regionais.
Da mesma forma como muitos nordestinos são discriminados ao ir para o sul/sudeste, somos todos discriminados ao irmos para os Estados Unidos ou Europa, porque para eles tanto faz se você fala oxente, meu ou bah. Você é brasileiro e será taxado e julgado por isso. Agora imagine sofrer isso no seu próprio país.
Espero que você que é leitor do Mundo Tecno, reflita sobre isso. Tenho certeza de que, como meu leitores são pessoas inteligentes, irão se arrepender caso tenha falado alguma bobagem, e eu o desculpo por isso. Espero também que tenham consciência de que, no final das contas, nós estamos todos no mesmo barco.
Respeito ao próximo é o primeiro passo para vivermos em um país melhor. Então, vamos nos respeitar?

6 comentários:

  1. È absurdo e de uma pobreza de alma e falta de inteligência escandalizantes!
    Sou filha de nordestinos, nascida em São PAulo e criada na Bahia, me considero Baiana. Vejo muito preconceito com os nordestinos e até comentei tb ontem no post da Elaine Gaspareto vc leu? ://elainegaspareto.blogspot.com/2010/11/o-preconceito-presidenta-e-o-fim-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2Fkksw+%28Um+pouco+de+mim%29
    BJs

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AÍ !!Ñ DISCUTO POLÍTICA NEM ANTES NEM DURANT E NEM DEPOIS !!!MAS FALAR DE UM POVO QUE TRABALHA PRA SAMPA CRESCER É DEMAIS !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Alessa gostaria de me juntar com vc minha indignação sobre este acontecido.Não devemos esquecer nunca que isso é pra todo lado meu irmão foi morar em Curitiba em fevereiro e lá ele sentiu na pele a discriminação ele é moreno ou pardo,e foi MUITO DESCRIMINADO só pessoas da empresa acima dele e abaixo,acima pq geralmente tem mais esclarecimento e abaixo pq tinham medo.não vou colocar meu nome por causa dele para ser retalhado ,um absurdo somos Do sudeste
    alias somos todos brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Mamayyyy, como paraibana, moradora tanto tempo em Sp sabe que como muitos outros assuntos, essa discriminação existe ou, no mínimo, o contato é bem menos caloroso do que os nordestinos....Beijos, te amo minha mamay linda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônima! Infelizmente no sul, que tem maioria de imigrantes europeus, acredito que esse tipo de "rejeição" seja comum. Mas se vc ler este comentário me conte como vai seu irmão, se adaptou por lá? Nós podemos fazer a diferença ocupando o lugar que é de todos. O país inteiro, como vc mesma disse. beijos!!! Liza Alessa

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana! Não vi o link que vc sugeriu. Vou dar uma olhada amanhã, esse assunto me interessa mto pq me revolta e acho que não podemos ficar de braços cruzados vendo acontecer com os outros e nem conosco. Isso está escrito na Constituição Federal do país! Beijos - Liza Alessa

    ResponderExcluir