COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi de Palmares em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura- comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.*


*História bem mal contada, tem pressão de outros países no meio, com sanções comerciais ao Brasil, nada de Santidade na Princesa...
Se não tivéssemos um histórico tão desumano e preconceituoso, talvez esse dia não precisasse existir. Mais uma das vergonhas da história, assim como o Holocausto, a Homofobia, a miséria e etc....
Ainda falta no mercado brinquedos com imagens de negros, da cultura, livros, dvd's, músicas para crianças. Na educação, por onde passei esses materiais tinham que ser confeccionados, não (havia)há pra vender.
E a mídia tb, não utiliza de forma equilibrada imagens, histórias e etc. Em outdoor de stand de vendas de apartamentos, vc já viu a imagem de uma família negra? Eu nunca vi. Mas gostaria de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário