Valentino Clemente Ludovico Garavani

Conhecido apenas como Valentino, é um estilista italiano que nasceu em 1932. Desde criança já apresentava interesse em desenhar figurinos para o cinema, um dos seus maiores interesses. Sua marca está entre as mais famosas do mundo.
Realizou seus estudos de moda na França e trabalhou com, nada mais, nada menos do que Guy Laroche, outro poder da moda.
Sua primeira casa de costura foi aberta em Roma, no bucólico endereço da Via Condotti.
São palavras suas que: "nenhum homem gostaria de sair com uma mulher que parece um homem". Há sempre um detalhe na gola, ou na bainha que revela sua essência. O laço foi outra característica marcante. É como se a mulher estivesse decorada para celebrar sua beleza e fragilidade.
Talvez por isso seus modelos sejam extremamente femininos e são disputados por famosos do mundo inteiro. A marca Valentino também possui uma linha de cosméticos e de perfumes. Desde sua primeira apresentação, que foi um sucesso, seu logotipo em “V” ganhou o mundo, tornando-se uma das marcas mais conhecidas do planeta. Na década de 60, várias estrelas de Hollywood descobriram a moda da marca Valentino, impulsionando-a para sua expansão internacional. Porém, essa expansão só se tornou possível, quando Valentino conheceu Giancarlo Giammetti, que acabou por se tornar seu sócio. Possuíram lojas da marca nas principais capitais do mundo. Vestiram Jacqueline K. Onassis para seu 2º casamento, Julia Roberts, Cameron Dias e várias outras famosas mundiais do cinema.
Após 45 anos de carreira, os sócios decidem passar a grife, em final de 2007, ao grupo britânico Permira que indicou Alessandra Facchinetti, (fez carreira na Gucci) , para ser a nova grande estilista da marca, após fazer a última apresentação de coleção dirigida por ele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário