Momento histórico



Independentemente do resultado das eleições para Presidente da República, no domingo próximo, sinto orgulho de, pela primeira vez na história política deste país, uma mulher, como EU, estar perigando ganhar de um homem. Não que eu seja contra os homens, amo alguns da maneira mais intensa do mundo. Admiro muitos que fizeram história, descobertas; invejo-lhes a capacidade de objetividade que parece nos faltar no mesmo grau que se acha em uma pessoa do sexo masculino.

Mas este momento que estamos vivendo me deixa emocionada; nosso lugar pode ser no fogão, no tanque, em trabalhos que paguem menos do que se paga a um homem exercendo o mesmo cargo. Mas estamos evoluindo historicamente cada vez mais. Mulher não é e não pode aceitar ser admirada somente por um corpo ou rosto bonito. Temos que estar ligadas em tudo, crescer como pessoa, evoluir como ser humano, ter todos os direitos que sempre foram dados aos homens. Sonho com um país em que não precisemos de uma Lei chamada Maria da Penha; isso acontece porque a mulher ainda não aboliu de forma completa, o perfil de inferioridade vista por muitos homens.

Coisas pequenas como um comentário no trânsito diante de uma barberagem: "Só podia ser mulher", fala muito mais aos nossos ouvidos e nossa história. Mulheres dirigem melhor do que os homens, tanto que, o seguro de automóveis para nós, é mais barato. Porque somos consideradas mais previdentes no trânsito. Meu marido nunca mais fez este comentário depois que lhe disse isso.

Lamento muito que algumas mulheres ainda façam de suas vidas uma apologia ao sexo, a serem admiradas somente pela casca, que não se incomodem em não serem consultadas para assuntos sérios e que não sejam plenas como pessoas.
Vaidade e feminilidade fazem parte da minha vida de forma importante (minha mãe que o diga!). Sempre fui muito vaidosa e ainda sou. Não acho que isso seja defeito. Ser feminina também não.

Ao contrário, marcam meu gênero de forma positiva. Mas me interessa também ser admirada pela inteligência, pelos pensamentos, pela carreira, pelo meu casamento, minhas características, preferências e por aí afora.

Como esse é um blog terapia, vou confidenciar a vocês: estou com inveja de quem pode hoje fazer parte de uma dessas marchas mundiais das mulheres. Ahhhhh, me realizaria, me emocionaria....Gostaria de viver esse momento...
Àquelas que podem e participarem, me contem como foi? Minha irmã vai hoje. (sempre tenho que ter inveja de vc, Bete? Affffffffff!)

Por falar em Bete, representarei as mulheres batalhadoras, fortes, inteligentes, determinadas e respeitadas, pela minha maravilhosa mãe, a quem amo muito, minha amada irmã que é uma pesquisadora, professora universitária e, em sua área, optou pelo que mais atinge a população carente (geografia agrária). Admiro demais essa irbã. Não poderia ser mais modelo pra mim do que é. E minha mamay, que, não teve e nem fez carreira profissional, mas fez um trabalho perfeito no caminho de ser mãe, dona de casa e esposa. E não poderia deixar de citar minha adorada sobrinha, Débora, meu BBim que desde os 19 anos participa de movimentos sociais. E as 3 são vaidosas (Débora menos, bem menos, né, BB de tia? mas é desnecessário pra vc...), lindas e ao mesmo tempo, são tão diferentes. Viva a feminilidade, nossas especificidades, nossa vaidade, nossa sorte em poder nos enfeitar TANTO, nosso crescimento de alma, intelecto e espírito e mais ainda, nossa trajetória que está se mostrando cada dia mais igualitária à privilegiada história dos homens.

























6 comentários:

  1. Amada irbã,
    sinto vaidade ao ser elogiada por você, que tanto significa para mim. É verdade, somos tão diferentes e tão ligadas. Cada uma a seu modo e a seu tempo, vem construindo uma história, evoluindo como seres humanos e como mulheres. Dentro de suas realidades, fazendo a diferença. Essa é a razão de ser de uma Mulher Accioly: nunca igual às outras, nem melhores, nem piores: apenas diferentes.
    O que devo frisar, no entanto, é o peso da sua influência sobre a minha construção. Sua personalidade, sua vaidade, sua inteligência, sempre me marcaram muito. Eu queria ser igual à você, mas sabia que não poderia. No entanto, podia, sim, admirá-la sempre e muito.
    Meu amor por você é imenso e verdadeiro.

    ResponderExcluir
  2. É tittia!!!

    O importante é fazermos história em nossas áreas de atuação! E vc é protagonista aonde quer que você esteja!

    E parafraseando uma escritora maravilhosa, Simone de Beauvoir:
    "É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta"

    Te amo tia!

    ResponderExcluir
  3. ESPERO AINDA ,TER MINHA RECOMPENSA DO TRABALHO DISPENSADO AO TER ESCOLHIDO SER APENAS ESPOSA E MÃE !DIGO ISSO PORQUE O FIZ COM A MAIOR GARRA E COM O MAIOR PRAZER !!!!MAS O MEU PREMIO ESTÁ RESERVADO QDO EU PUDER PROFERIR ESSAS PALAVRAS "COMBATÍ O BOM COMBATE ,COMPLETEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ "E AINDA OUVIR DE DEUS A SEGUINTE FRASE:FOSTE FIEL NO POUCO ,SOBRE O MUITO TE COLOCAREI : ENTRA NO GOZO DO TEU SENHOR. BJS

    ResponderExcluir
  4. AMEI SER MÃE E SER A SUA MÃE BJS TE AMO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Irbã, Bbim e Mamay: adorei seus comentários elogiosos até. São mto importantes pra mim, tanto qdo o amor que sentimos umas pelas outras. Amo vocês de todo meu coração! Saudades das 3 divas da minha vida.

    ResponderExcluir
  6. MÃE, EU AMO SER SUA FILHA! É A MAIOR PLENITUDE QUE JÁ SENTI - MEU AMOR INFINITO E SEM LIMITES POR VC.

    ResponderExcluir