GABRIELLE BONHEUR CHANEL

Gabrielle Bonheur Chanel, francesa, nascida em 1883, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma das maiores estilistas do mundo por sua ousadia e inovação nas composições de roupas femininas, sendo ela mesma, a primeira a usá-las.

Fazia combinações de roupas até então usadas por homens como chapéus sem frufrus, roupas lisas, calças compridas, camisas, listras. Em sua mocidade, o que as mulheres usavam eram roupas altamente ricas em babados, rendas, penas e etc., o que, em sua opinião fazia a mulher parecer "um bolo confeitado".

Por suas criações pouco usuais para a época ela é denominada como uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.

Mas sua infãncia, adolescência e início da mocidade teve pouco de glamour. Orfã de mãe, cresceu em um colégio interno. Com 20 anos, trabalhava cantando em bares com sua irmã. Uma das músicas que cantavam originou seu apelido tão conhecido, Chanel.

Viveu uma época em um estilo mais alto de vida, devido á sua ligação amorosa com um rico comerciante de tecidos. Nesse tempo, aceitava encomendas para confeccionar chapéus do seu estilo. Deixou -o por sentir-se, pela primeira vez, apaixonada, e este era um milionário inglês que a ajudou financeiramente a abrir a sua primeira loja de confecção de chapéus.

O sucesso veio rápido para a grande mulher: grande porque se recusava a seguir os padrões rigorosos da moda, de ter uma personalidade forte - nada coquete, devido a sua ousadia e criatividade. Sua vida mudou drasticamente - passou de uma desconhecida pobre para uma ilustre estilista. Mas no começo de seu sucesso, perdeu seu amante que morreu num acidente de carro.

Se mostrando uma dama de ferro, dona de uma persistência e determinação significativa, após este desgosto amoroso, abriu a primeira casa de costura, baseada naquelas roupas masculinas que adaptava para si mesma anos antes. Dizem que ela tinha o hábito de usar colares de pérolas fantasia e não escondia o fato de ninguém. Isso é autenticidade.

Foi quem primeiro criou as calças femininas. (Uau! que herança boa....) Quando criou o "tailleur", rapidamente sua fama se alastrou ainda mais. Ela vestia os ricos e famosos. Nesse contexto, criou também uma linha de perfumes. Se ainda fosse possível imaginar que esta força feminina iria alçar maiores alturas, realmente aconteceu através do seu perfume CHANEL nº 5.

Por uma ligação amorosa com um alemão, ao final da guerra, passou dificuldades financeiras. O que parece a ter salvado foi a admiração da primeira dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy, a decisão de comercializar suas peças para outros países e a sua saída de Paris, para onde voltou quando seu sucesso se firmou. Morreu em 1971. Nos deixou, além desse legado de peças super confortáveis, frases que deixam à mostra um pouco de seu pensamento.
" Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera"

"A moda sai de moda, o estilo jamais."

"Para ser insubstituível na vida, você precisa ser diferente."

"Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame."

"Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher."

Nota: Ouvi dizer que as críticas ao filme lançado há pouco tempo não foi das melhores. Como leiga no assunto, amei e indico. Imagino, pelas biografias que li aqui e ali que o filme seja bem fiel à realidade vivida por esta grande mulher, que nos faz ter orgulho de nosso gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário