DICAS PARA O SEU VALIOSO ACERVO DOS PÉS

"Quando eu gosto de um par de sapatos, eu o compro, ainda que não tenha o meu número. Minha casa não tem muitos móveis. Mas sapatos, isso tem." (Keira Knightley - atriz britânica)
*Fonte: http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-sobre/sapatos


*Foto:http://www.polyvore.com

*Deixe à vista os sapatos de uso diário, bons para todas as estações.

*Limpe o espaço onde os calçados ficam com água e vinagre sempre que puder.
*Não empilhe um sapato sobre o outro.

*Limpe-os sempre antes de guardá-los, mas, antes disso, deixei-os fora do armário para ventilar.

*Tente não guardar os sapatos nas caixas ou em sacos plásticos. O ideal são saquinhos de flanela, TNT ou algodão separando os pares.

*Para guardar a maioria dos calçados de um ano para outro, limpe-o bem e forre-o com folhas de papel jornal amassado, para evitar umidade e mofo.
*Botas devem ser preenchidas com jornal até o bico. No cano, coloque uma cartolina enrolada. Envolva os pares com papel de seda ou malha de camiseta.
*Escarpins ou mocassins: preencha-os com papel de seda amassado e depois pressione um tubo de caneta esferográfica, sem a tinta, do bico ao contraforte traseiro.
Operação Limpeza e manutenção
Sapatos em tecido: limpe com pano embebido em álcool. Guarde-os envolvidos em papel de seda azul-claro e junte pimenta-do-reino em grãos ou a boa e velha naftalina para afastar as traças.

Sapatos em tons claros: utilize uma borracha branca (escolar), em um único sentido, como se fosse “apagar” as sujeiras e marcas.
Sapatos com detalhes em metal: forre os metais que enfeitam o sapato com gaze para curativos ou algodão, assim o brilho dos detalhes durará por mais tempo.
Sapatos com enfeites de metal, madeira, miçanga ou tecido devem ser limpos delicadamente com um pano macio e úmido.

Sapatos molhados: aplique uma camada de lustra-móveis na parte externa dos calçados e coloque um recheio generoso de papel higiênico para manter a forma e enxugar a umidade. Seque-os à sombra. Saches de barras de giz, diminuem a umidade.

Sapatos de verniz: limpe-os com um pano embebido em glicerina ou azeite. Nunca deixe um calçado de verniz sob outro, pois o peso pode estragar o lustro.

Calçados de verniz ou sintético: as manchas são facilmente removidas apenas com pano úmido. Além disso, suas superfícies lisas não devem ficar encostadas a nada sob o risco de colar ou manchar.Para uniformizar a cor, já existem produtos líquidos no mercado para este fim.

Calçados em camurça ou nobuck: borrife os sapatos com um spray a seco de camurça e coloque para secar. Depois de secos, escove os sapatos com uma escova própria para camurça (uma escova de dente limpa pode ser utilizada como substituta). Para manchas persistentes, borrife os sapatos novamente e escove vigorosamente. Depois de secos, borrife com protetor adequado, encontrado nas boas lojas do ramo. Ou tente esfregar miolo de pão sobre a mancha. Agora se os sapatos estão brilhantes devido ao uso, coloque-os sob o vapor de uma panela com água fervente, durante alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário