BENEFÍCIOS DA LEITURA



Viajar pela leitura

sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender.

Mergulhe de cabeça

na imaginação!


(Viajar pela Leitura - Clarice Pacheco)


A falta do hábito da leitura, segundo Bernardo Pina*, é uma questão social e política.

Graças à Deus, meu pai sempre nos incentivou (eu e meus irmãos) até termos o hábito tão arraigado como uma verdadeira fonte de prazer.Portanto, acredito piamente que, assim como a criança imita os hábitos do adulto a quem está mais próxima, se os pais não as incentivarem, seja lendo para as mesmas em casa frequentemente, lendo para si mesmos, dificilmente, a criança crescerá e se tornará um adolescente ou adulto que veja a leitura como um benefício, algo que faça parte de suas essências.

Você pode transformar a leitura em um hábito. É um bem valiosíssimo. E tem vários benefícios, vamos só citar alguns:

Melhora a expressão e coordenação de pensamento, bem como a escrita;

Aumenta a cultura geral, diminui os pré-conceitos e o desconhecimento (quando não idéias incorretas).

É divertido, prazeroso;

Mantém o cérebro ocupado com uma atividade útil;

Amplia a gama de assuntos para conversas além de ser fonte de descobrimento de temas que lhe interessem; (e você nem sabia!)

Minha sugestão é que você comece por ler assuntos de temáticas que já sejam de seu interesse consciente. Não necessariamente precisam ser livros; revistas e jornais também trazem temas que podem chamar sua atenção.

Se você, decididamente, não gosta de ler, comece com pequenas leituras: crônicas, poesias, poemas, editoriais, colunas de jornal. Peça sugestões de livros de vários gêneros a vários tipos de pessoas: familiares, amigos, professores.


Quando o caso são os textos e livros escolares,  não cometa o erro de copiar qualquer rascunho ou resenha que esteja disponível on line, ou pior, "passar os olhos" no começo - meio - fim do escrito. Além de ser uma atitude esperada de quem não tem qualificação lógica suficiente para abstrair de uma leitura as idéias principais e reescrevê-las, você ainda incorre na  péssima escolha de "carimbar" seu nome em um trabalho que pode estar no nível do medíocre. Criticidade é uma qualidade que só se alcança com o aperfeiçoamento. Não nascemos críticos. E da acriticidade é que surge a alienação, a venda de votos nas eleições, a falta de visão nas relações de interesse, a incapacidade de ser perspicaz, característica imprescindível ao sucesso no mundo perdido de hoje.



Os únicos que podem realmente justificar e polemizar algum tema em sala de aula ou em conversas ao nível realmente intelectual e sério são os que se pautam em autores, estudiosos e pesquisadores, isso quer dizer, àqueles que lêem grandes obras, bons autores e sempre, ao final de cada leitura, fazem uma análise do que leram. Não se pode tomar como totalmente verdadeiro tudo o que se lê, pois, existem várias correntes de pensamento, assim como várias religiões. Deste hábito de ler, em efeito dominó, você sentirá o esboço ou crescimento de outras virtudes como a humildade, a perseverança, a determinação. Sem falar, claro, no conhecimento que lhe chegará: alguns, serão gravados na memória enquanto forem utilizados ou pelo grau de importância que lhes será dado; outros, talvez, terão que ser recordados. Isso é normal e cito aqui Rubem Alves que tão bem explicou essa questão do conhecimento memorizado e daquele que esquecemos com o tempo: 

..."O corpo não suporta carregar o peso de um conhecimento morto que ele não consegue
integrar com a vida." (A Alegria de Ensinar, 1994).

Eu tenho preferências por romances épicos, revistas de moda e em jornais, a parte de Opiniões. Ainda é pouco mas já é um começo. E revezo a leitura de romances e biografias com palavras cruzadas. E mesmo com um dia super atarefado, quando interessado, você ACHA tempo para ler. Simples: é uma questão de prioridade. E costumamos priorizar o que nos interessa e o que acreditamos ser bom para nossa vida. Com certeza o maior bem da humanidade é a cultura. Uma das maiores ignorâncias que já ouvi dizer que aconteceu foi a queima de livros que um homem fez, alegando não ter espaço para eles em sua casa. Pensei: O que será que ficou nessa casa, (de ordem material) de tão importante, se os livros eram dispensáveis?


OPINIÕES (FRASES) SOBRE LEITURA:

" Ler é o maior luxo da minha vida. Livros são drogas sem risco de overdose. E eu sou uma feliz vítima. (KARL LAGERFELD - ESTILISTA)


"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - ESCRITOR)


"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão." (FRANCIS BACON - FILÓSOFO)


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (EMILY HERZOG - ROMANCISTA)


"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (HENRY THOREAU - POETA, HISTORIADOR E FILÓSOFO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário